Clique na imagem e visite o site da escola

Pesquisar este blog

quinta-feira, abril 30 0 comentários

Aula de Arte

Arte Contemporânea
3º Ano A do Ensino Médio
Professora: Rosana Mantovani
PROGETEC: Joice Sovernigo
0 comentários

Projeto Piquenique

O Projeto tem como finalidade trabalhar com os estudantes do 9º ano B, assuntos propostos em seu dia a dia de maneira clara e objetiva, desenvolvendo assim habilidades nos cálculos e mostrando a importância da Matemática no meio em que somos inseridos.
Foram desenvolvidas atividades no campo seguindo os conteúdos relacionados abaixo:
• Números e Operações;
• Espaço e Formas;
• Grandezas e Medidas.
Aprendendo assim de maneira divertida e prazerosa os conteúdos propostos em sala.
Professor: Marcelo

PROGETEC: Joice Sovernigo
segunda-feira, abril 27 0 comentários

Projeto Convivendo com a Diversidade



A necessidade de se conviver com as diferenças mais uma vez foi contemplada pela EE Paulo Freire através do Projeto “Convivendo com a Diversidade”.

As boas maneiras constituem a base dos relacionamentos e são fundamentadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas.
Pautada nesses fundamentos, a EE Paulo Freire mais uma vez realizou no dia 27 de abril de 2015 o seu projeto anual denominado “Convivendo com a Diversidade”, que aconteceu da seguinte forma:
Os professores foram orientados a conscientizarem os estudantes sobre as inúmeras diversidades que acontecem  na natureza humana como racial, étnica, sexual, social, econômica, de idade, física e mental e necessidade da convivência harmoniosa com  as pessoas possuidoras dessas especialidades e deficiências.
Uma das partes do projeto envolveu também o acolhimento dos estudantes da Escola Especial Brilho do Sol onde foi desenvolvida pelos professores de Educação Física uma gincana com a finalidade de proporcionar participação e interação entre as crianças com deficiência e sem deficiência.
Durante a 2ª e 3ª aula, pela manhã e também  à tarde, os estudantes e professores se envolveram  em  atividades desportivas com muita participação e animação.
Dessa forma, foi possível mais uma vez ser plantada  a consciência que nossa sociedade é formada por pessoas com diferenças físicas, sociais e culturais, entre outras e  assim faz-se necessário buscar caminhos para uma convivência harmoniosa, tendo em vista a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática, na qual todos são iguais em direitos e deveres. O preconceito velado, a discriminação e a exclusão social precisam ser superados para a consolidação de um mundo viável.
Texto: Raimundo Machado de Araripe

PROGETEC: Joice Sovernigo

quinta-feira, abril 23 0 comentários

Portfólio Digital - 1º Bimestre


video

quarta-feira, abril 22 0 comentários

sexta-feira, abril 17 0 comentários

FETRAN 2015

Professoras de Arte Eliani, Izabel , Rosana ,Elida e Gescléia participaram do Congresso Técnico para o desenvolvimento das produções teatrais do FETRAN 2015/Etapa Amambai.
Conteúdo abordado:
* Regulamento do FETRAN 2015;
* Introdução: Gênero Teatral - Histórico, tipos e conceitos;
* Orientações para a composição textual;
* Cenografia:
* Sonoplastia;
* Figurino e Maquiagem;
* Orientações para Direção teatral de peças estudantis;
* Consciência corporal e controle vocal.
PROGETEC: Joice Sovernigo
quinta-feira, abril 16 0 comentários

Aula de Física

Trabalho de Física realizado sobre orientação do Professor Físico, Lucas Fernandes, no qual os estudantes foram divididos em dois grupos e debateram os possíveis danos causados pelo uso do celular, relacionados com as radiações eletromagnéticas.2º Ano A do Ensino Médio.
PROGETEC: Joice Sovernigo

0 comentários

Aula de Física

Experiência - Telepatia do palito
3º Ano A do Ensino Médio
Professor: Lucas Fernandes
PROGETEC: Joice Sovernigo
terça-feira, abril 14 0 comentários

Web conferência


Professores regentes do 4º e 5º ano do ensino fundamental e docentes de Produções Interativas e Raciocínio Lógico participam de web conferência que tem como objetivo subsidiar os encaminhamentos teóricos e metodológicos para os diferentes níveis de sistematização necessários ao 4º e 5º ano do EF.
PROGETEC: Joice Sovernigo
segunda-feira, abril 13 0 comentários

Aula de Biologia

Aula de Biologia - Introdução a Citologia
Células sendo visualizadas ao microscópio pelos estudantes do 1º ano A do Ensino Médio.
Professora: Maria Inês
 PROGETEC:Joice Sovernigo
quarta-feira, abril 8 0 comentários

Projeto Trabalhando com a Diversidade Cultural - 4ª Edição




 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Estadual Paulo Freire.
Professoras Responsáveis: Janete e Orlândia.
Disciplinas: Geografia e Sociologia.
Turmas/ano: 2º ano A EM
Turno: matutino
Duração/tempo: Três aulas
PROGETEC: Joice Sovernigo

Título do projeto: Trabalhando com a Diversidade Cultural.

 Público Alvo: Todos os estudantes do segundo ano do ensino médio desta unidade escolar.

Justificativa: Sabendo que a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na nossa música, na dança, na culinária, na nossa língua portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano. Sendo assim, entendemos que a escola deve propor a apropriação política do conhecimento científico e da cultura em geral não perdendo de vista o aspecto fundamental, ou seja, a noção de que o conhecimento não constitui uma série de informações técnicas a serem aprendidas pelos estudantes, mas de construção de saberes.

Objetivo Geral: Proporcionar aos estudantes um conhecimento amplo da diversidade cultural. Conscientizando que mesmo nas nossas diferenças culturais temos o mesmo direito dentro do documento “Declaração Universal da Diversidade Cultural”.

Objetivos específicos:
  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural, que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro, com suas crenças, credos e valores;
  • Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos;
  • Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade cultural; 
  • Conhecer as diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos.
Conteúdo: Geografia: Etnia e cultura no Mundo e no Brasil.
Sociologia: Multiculturalismo Brasileiro e Sul-Mato-Grossense.
                                             
Metodologia/procedimentos: Primeiramente os estudantes receberam todas as instruções da professora de geografia a respeito do tema e o que deveriam estar apresentando. Assim, sendo os mesmos foram distribuídos em cinco grupos, com os referidos assuntos: diversidade étnica e cultural, choque entre as culturas, cultura afro, cultura indígena e as lutas raciais. Dados os temas eles elaboraram seus seminários e apresentaram. No entanto trabalhar com interdisciplinaridade é algo que trás grande resultado, a professora de sociologia tornou-se parceira no projeto dando uma valorização maior nas culturas das regiões brasileiras, e com maior ênfase para a cultura do nosso estado de Mato grosso do sul, ela desenvolveu com os estudantes a parte prática das diferentes culturas conhecidas por nós. Tais como: apresentações de comidas típicas, bebidas, trajes típicos, músicas e danças.

Recursos tecnológicos: computadores, projetor integrado, aparelhos de som, filmadora e câmeras digitais.

Recursos financeiros: Foram utilizados recursos próprios dos professores e estudantes.
           
Avaliação: Os estudantes serão avaliados no decorrer do projeto através da participação, interesse, desempenho e apresentação individual nos seminários.

Bibliografia: Autoria das próprias professoras.

0 comentários

Trabalho de Sociologia

Trabalho de Sociologia - 3º Ano A do EM
Professoras: Janete e Orlandia
Países da América do Sul - Mercosul 
Diversidade Cultural do Brasil,Paraguai,Argentina,Uruguai,Chile e Bolívia
PROGETEC: Joice Sovernigo
terça-feira, abril 7 0 comentários

Projeto Bullying



PROJETO COMBATE AO BULLYING

JUSTIFICATIVA

Responsabilidade social e, principalmente, educacional são metas importantes naqueles que tratam  a cultura como aliada à educação, retratando atitudes e valores humanitários. Na busca de encontrar caminhos para que o aluno possa ter base em criar soluções positivas, o teatro é estimulante, tendo como importância esta transformação, assim como também é um grande aliado nas situações do dia a dia em que a representatividade da abordagem está presente.


OBJETIVO GERAL

Promover a identificação e a conscientização de situações, o debate e a busca de soluções de comportamento no ambiente escolar, em uma causa bem nobre.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Trabalhar a autoestima; conscientizar sobre a gravidade do BULLYING; aprender a conviver com as diferenças e respeitá-las; aprimorar sua conduta, colocando-se no lugar do outro na situação de conflito; reconhecer valores individuais em terceiros, fortalecendo assim laços de amizades; valorizar cada segundo da vida, como se fosse o último.


PÚBLICO-ALVO

Alunos  do Ensino Fundamental e Ensino Médio


METODOLOGIA

            A cada ano o projeto adquire novas configurações, tratando-se  portanto de um projeto flexível que recebe inovações à medida em que se desenvolve. No ano de 2015 será culminado com a conscientização em sala de aula com os mais diversos métodos, palestra com autoridades religiosas e civis.

AÇÕES

            1ª aula: Conceituação do bullying e debate sobre o assunto;
            2ª aula: Produção de paródias em grupos;
            3ª aula: Vídeos de alguns tipos de bullyings  praticados na escola e filme que retrata cenas de bullying;
            4ª aula : Palestra com autoridades religiosas;
            5ª aula: Palestra com autoridades civis.


AVALIAÇÃO
            Participação nas discussões e reflexões a partir de questões norteadoras (oralidade);

Pesquisa na Internet

 
;